Ministério da Saúde inicia distribuição de 35 milhões de doses da vacina contra a gripe
Desde a ultima sexta-feira (21), o Ministério da Saúde começou a distribuir 35 milhões de doses da vacina contra a gripe para os estados das regiões Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Sudeste. A campanha de reforço tem início em 7 de abril e visa imunizar 90% do público prioritário.
O Ministério da Saúde deu início à distribuição de 35 milhões de doses da vacina contra a gripe na ultima sexta-feira (21). As doses serão enviadas aos estados das regiões Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Sudeste até o final de abril. A primeira leva, com 5,4 milhões de doses, já chegou e está sendo distribuída. A vacinação de reforço começa no dia 7 de abril, com a meta de imunizar 90% do público prioritário.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, supervisionou a entrega em Brasília e destacou a importância de vacinar a população. “O público prioritário terá a vacina disponível o ano todo em unidades de saúde. Queremos o maior e mais diverso sistema vacinal do mundo”, afirmou Padilha. Além de crianças, idosos e gestantes, os trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, profissionais de segurança, caminhoneiros e pessoas com comorbidades também estão entre os grupos prioritários da vacinação.
O total de 73,6 milhões de doses foi adquirido para o ano de 2025, com a distribuição sendo realizada de forma estratégica, com o objetivo de alcançar todos os públicos-alvo, considerando a variação do pico de circulação viral nas diferentes regiões do Brasil. A vacina oferece proteção contra as cepas H1N1, H3N2 e B, e estudos apontam sua eficácia na redução de hospitalizações, especialmente entre os grupos de risco.




Publicar comentário